IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO
A participação da comunidade científica nacional é fundamental, pois se não houver este tipo de mobilização, não será possível evoluir no sensoriamento remoto espectral do solo no Brasil. O mapeamento de solos no Brasil (e no mundo) em escalas compatíveis com as necessidades somente será impulsionado com o uso de geotecnologias e de sensores, dada a sua rapidez e baixo custo em análises o que possibilitará a utilização de uma maior densidade amostral.
REQUISITOS PARA CONTRIBUIR
Para quem já possui equipamento e/ou espectros
Possuir dados de reflectância obtidos na faixa espectral de 350 à 2500 nm a cada 1 nm (resolução espectral), preferencialmente, através dos equipamentos da marca Analytical Spectral Devices (ASD) como o FieldSpec, Agrispec e TerraSpec. Ou obter espectros, conforme PROTOCOLO.
Para quem não possui equipamento e/ou espectros
Para aqueles que não possuem os equipamentos e, no entanto, gostariam de participar do projeto BESB, a equipe técnica poderá realizar a aquisição dos dados espectrais no Laboratório de Sensoriamento Remoto (LSO/ESALQ/USP) mediante o envio das amostras, conforme destacado no PROTOCOLO.
Participação Efetiva
Coleta de Dados
Para organizar as informações temos uma planilha modelo para coleta de dados em excell anexo, seguindo o PROTOCOLO
Locais de Amostragem
A biblioteca espectral aceitará amostras de qualquer local do Brasil, inclusive, até mesmo de outras localidades da América Latina, já prevendo uma possível expansão do projeto BESB.