top of page

EQUIPE

Prof Dr. José Alexandre M. Demattê

Cientista do Solo; Pedólogo; Sensoriamento Remoto Aplicado a Solos. Professor Titular do Departamento de Ciência do Solo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

e-mail: jamdemat@usp.br

 

     Currículo Lattes

A equipe de trabalho é coordenada pelo Prof. José Alexandre M. Demattê sendo composta por todos os membros do GEOCIS (Grupo de Geotecnologias em Ciência do Solo). Além disso, existem também os membros externos da BESB, composto por pesquisadores que forneceram amostras de terra utilizadas na composição do banco de dados.

Departamento de Ciência do Solo

Atividades de pesquisa e extensão na área de solos e nutrição de plantas, oferecendo sólida formação aos estudantes de graduação da ESALQ.

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo.

 

Grupos de Pesquisa:

Da ESALQ: Grupo de Geotecnologias em Ciência do Solo.

Do CNPq: Grupo de Espectroscopia de Solos do Brasil.

Experiência do coordenador do projeto:

A idealização da proposta e concepção do projeto, inicialmente se deu ainda em 1992, quando se visualizou o potencial e a importância do tema. Desde então, o Prof. Alexandre Demattê, inicialmente realizou seu doutorado (Demattê, 1995), tendo publicado quatro artigos referentes ao mesmo (Demattê et al., 1998; Demattê e Garcia, 1999a; Demattê e Garcia, 1999b). Além disso, realizou ainda os seguintes pós-doutorados:

 

Como pedólogo, realizou inúmeros trabalhos de mapeando de solos, aproximadamente 5 milhões de ha (hectare)mapeados. Esses, realizados nas mais diferentes escalas, desde ultra-detalhados, detalhados, semi-detalhados, reconhecimentos e esquemáticos, nos quais as amostras de solos coletadas, posteriormente foram levadas para laboratório para serem obtidas suas informações espectrais. Teve como supervisores internacionais Alfredo Huete (Universidade de Tecnologia de Sydney), pesquisador renomado dentro da área de Sensoriamento Remoto, entre outros feitos, criador de índices de vegetação (Ex.: SAVI) e Frederic Baret (Instituto Nacional Francês de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente) criador da “linha do solo”.

 

Referências:

DEMATTÊ, J.A.M. Relações entre dados espectrais e características físicas, químicas e mineralógicas de solos desenvolvidos de rochas eruptivas. Piracicaba, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", 1995. 265p. (Tese de Doutorado)

DEMATTÊ, J. A. M.; GARCIA, G. J.; PROCHNOW, Luís Ignácio. Variações induzidas de atributos químicos e sua influência na reflectância espectral de três solos do estado do Paraná. Revista brasileira de ciência do solo, v. 22, n. 3, p. 479-490, 1998.

DEMATTÊ, J. A. M.; GARCIA, G. J. Avaliação de atributos de Latossolo Bruno e de Terra Bruna Estruturada da região de Guarapuava, Paraná, por meio de sua energia refletida. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 23, n. 2, p. 343-355, 1999a.

DEMATTÊ, J. A. M.; GARCIA, G. J. Alteration of soil properties through a weathering sequence as evaluated by spectral reflectance. Soil Science Society of America Journal, v. 63, n. 2, p. 327-342. 1999b.

bottom of page