top of page

A BIBLIOTECA ESPECTRAL DE SOLOS DO BRASIL

Financiamento

O projeto BESB ainda não conta com verba própria, no entanto, será submetido a instituições para sua manutenção. A contribuição da equipe técnica estará no uso das instalações, tais como, laboratórios para o acondicionamento das amostras e aquisição dos dados, equipamentos utilizados e leituras que serão repassadas aos CEDENTES. Em contrapartida, cada participante deverá enviar suas amostras com as respectivas análises.

Modo de Divulgação

Inicialmente a divulgação se dará via página na internet  http://bibliotecaespectral.wix.com/esalq com informações sobre o projeto (importância, objetivos, metodologias e resultados esperados) e os nomes da equipe técnica e colaboradores (cedentes). Também será apresentada a teoria sobre o tema abordado, com a apresentação de espectros básicos e possíveis aplicações.

Dinâmica de fortalecimento da comunidade científica através da BESB

Este tópico está mais detalhado nas normas reguladoras descritas em anexo. Ao final do projeto, todos os dados estarão disponíveis e concentrados em um único lugar. Todos os participantes terão acesso aos dados, mas de forma colaborativa. Ou seja, cada um será responsável pelo seu material, incluindo senha. Assim, se um grupo da Região Nordeste, por exemplo, quiser comparar seus dados com um grupo da Região Sul, deverá ir à página, ver quem são os pesquisadores da região em questão e contatá-los, podendo, dessa forma, trabalhar e publicar em conjunto. Isso valerá para todos os participantes. Se algum grupo quiser usar os dados de todo o território nacional também será possível, mas terá de contatar os envolvidos. Esta estratégia visa estreitar e fortalecer as relações e cooperações entre os diversos grupos de pesquisa do Brasil, além da criação de novos polos. Além disso, o sistema estabelecido organiza e se autorregula quanto às participações em futuros trabalhos derivados do projeto BESB, pois os grupos que se cooperarem poderão ter este controle. Se no futuro, algum grupo achar conveniente colocar na internet para livre acesso, caberá a cada participante permitir ou não tal atitude.

bottom of page