Ciência e importância da biblioteca
A BESB e a BESBap tem como objetivos colaborar cientificamente para estudos do solo, assim como propiciar ou estimular políticas públicas, impactando diretamente a sociedade. No âmbito científico, propagam a importância da obtenção de dados espectrais de solos e seu potencial de utilização. Além disso, abordar técnicas espectroscópicas como instrumento para quantificação de atributos do solo, sua classificação e seu mapeamento. Como política pública proporciona a qualquer usuário, acesso público a informações espectrais de diferentes tipos de solos do Brasil. Também estimula a divulgação junto à sociedade, dos pesquisadores de todo Brasil que trabalham com a temática, como um estímulo a formação de redes de cooperação científica, que podem proporcionar uma maior eficiência da utilização de recursos públicos utilizados em pesquisas científicas.
Fundamentação teórica
Encontre anexo artigos científicos e capítulos de livros que auxiliam no entendimento desta tecnologia.
Financiamento
A construção e operacionalização da BESB e BESBap só foi possível graças ao financiamento da iniciativa:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Processos n.: 2014-22262-0; 2016-26176-6; 2017-03207-6
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, fundação pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), uma fundação parte do Ministério da Educação (MEC).
Inserção internacional
Devido a sua importância científica, BESB e/ou BESBap, já foram divulgadas e apresentadas em diversos países, como Estados Unidos (Califórnia, Flórida, Arizona e Texas), Canadá, Alemanha, França e Austrália, atingindo o ápice de divulgação ao ser apresentada na FAO (Food Agricultural Organization) em Roma, na Itália no ano de 2013. Mais recentemente, em 2019, também foi apresentada para a Agência Espacial Europeia, em Roma, Itália.